VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20160927

UM EPISÓDIO NAS FÉRIAS

  • Artigo oan ne'e hakerek husi Komandante Gregorio Basilio "Lobo-Dara" de Carvalho, publika iha jornal Seara, bainhira sei hanesan estudante Seminarista iha Dare, no transkritu husi Dom Carlos Felipe Ximenes Belo.

UM EPISÓDIO NAS FÉRIAS
         
Numa Quinta Feira fui à Missão, partindo de casa ao raiar do sol, e tupa… que tupa…pelo atalho fora, sozinho…, pensando em conseguir  assistir à Missa da 1ª Sexta-Feira.

Mas a sorte não me calhou, pois a noite surpreendeu-me na fronteira de Ossú a Uato-Lari. Então dirigi-me a casa dum tio meu que lá mora.

Durante a noite pensei em fazer um esforço para no dia seguinte poder participar no Santo Sacrifico.

Apenas o galo cantou, prossegui o caminho. No meio daquela escuridão, ia muito recolhido, temendo o menor ruído, pois naquelas paragens aparecem ladrões constantemente. Depois de tanta corrida pelos montes e vales, com a língua um palmo para fora, não consegui chegar a tempo, pois só cheguei às 8 horas; uma hora mais tarde.

Bem, mas Deus sabe qual foi o meu esforço e quanto dista a minha terra da Missão.

Às duas da tarde, o Pe. Superior convidou-me a dar um passeio com o Pe. Magalhães a Fatu-Maca para ali assistirmos à missa do 1º Sábado. 
Fiquei tão contente que não sabia como agradecer a Deus pelo prémio que me dava. 
Aceitei de bom grado o convite. Depois do Pe. Evaristo tirar-nos uma fotografia pusemo-nos logo em marcha. Íamos numa galopada louca e o Pe. Magalhães exultava de entusiasmo!... 
Tínhamos respirado uma boa camada de ar puro na montanha de Lori-Guto [Lari-Guto]. 
Chegámos a Fatu-Maca às 5 horas e os pobres animais ficaram muito cansados. 
Como não havia erava o Padre deu-lhes um bom bocado de milho. 
Gregório Basílio de Carvalho (3.º ano)
In Seara, , nº 34 (Dili-7-9191966), pp.6-7
Transcrito por Dom Carlos Filipe Ximenes Belo



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.